5 estratégias para fazer aulas de Legal English ficarem mais criativas

Click here for English

Desde que comecei a lecionar Legal English, a minha maior frustração foi ter que lidar com a falta de criatividade dos materiais didáticos. Parece que quando as editoras falam:

"que tal a gente lançar esse livro aqui para juristas estudarem inglês?"

eles pensam:

"ah, claro! E que tal fazermos uma coisa cinza e cheia de textos com letrinhas pequenas igual um contrato de adesão de empresa de telefonia móvel..."

Pensando nisso, eu comecei a pesquisar e decidi fazer alguns upgrades nesses materiais. Seguem 5 ideias que eu coloquei em prática e funcionaram muito bem:

1. Esqueminhas coloridos que ajudem o aluno a visualizar o assunto de maneira mais clara e didática. Veja dois exemplos:

Esse conteúdo fica disponível para o aluno consultar quando estuda sozinho.

2. Sempre que vou introduzir um novo assunto, eu procuro figuras que ajudem o aluno a visualizar o tema com algo que gosto de chamar de "mysterious warm up".  Ao invés de ir direto ao assunto e fazer uma palestra, eu tento criar um suspense por tal do tema, de forma que o aluno possa inferir sobre o que será discutido. Numa aula, por exemplo, eu usei vasinhos de flor e um esqueminha hierárquico para introduzirmos o tópico de "different kinds of law firm" e a foto. Minhas anotações ficaram assim:

O melhor de tudo? Esses conteúdos são disponibilizados para o aluno aqui depois. 

3. Preparo conteúdos que o aluno possa ver no dia-a-dia, e não apenas numa explicação de como funciona o Common Law e de como compará-lo com o direito brasileiro. Uma ideia bem legal que tive no semestre passado foi uma aula onde os alunos pudessem descrever seus escritórios (inclusive usando a planta do arquiteto!), como nesta aula aqui.

4. Sempre tento encontrar realia (coisas da vida real). Assim, consulto a internet para desenvolver materiais que tenham leis e decisões de verdade, videos de profissionais do direito dando consultoria no youtube, páginas de escritórios...  Veja aqui alguns materiais autênticos. Um deles se trata da lei sobre atrasos de vôos na Europa (algo que pode ser útil inclusive para quem viaja saber) e o outro sobre a lei que proíbe o uso de telefones em faixas de pedestre (saiu até no jornal!). 

5. A leitura é algo muito enfatizado no inglês jurídico, e muitas vezes a tarefa de ler pode ser chata e cansativa. Uma ideia legal é deixar que o aluno leia uma decisão judicial, ou lei, e tente interpretar o que entende, descrever o problema e a solução com base no documento. Em seguida, eu gosto de compartilhar uma notícia de jornal ou um vídeo sobre o assunto para compararmos. Veja aqui um model: