Três equipamentos essenciais para você estudar para o TOEFL e como usá-los
For English click here
Devido ao TOEFL ser um teste tão diferente, muitas vezes os candidatos se perdem tentando descobrir que equipamentos usar para estudar. O post seguinte tem o objetivo de ajudar você a encontrar os melhores esquipamentos, que não necessariamente são os mais caros e/ou de maior qualidade:
1. Não apenas um computador: um notebook
Seu maior aliado para se preparar para o TOEFL:um lap top. Eu adoro a Apple e não deixo meu MacBook Air por nada na vida, mas preciso já ir avisando: você vai fazer seu teste num PC. De todo modo, o sistema operacional não faz tanta diferença assim, já que você não poderá abrir outros conteúdos além do programa do TOEFL no computador durante o teste. O único problemas que você pode ter é compatibilidade dos CD-Roms de preparação (aqueles que vêm com os livros didáticos). Eu uso o Barron's e sei que ele roda no MAC e no PC, mas não sei se funciona no Linus e no Chromebook.
Mas você talvez esteja pensando: "mas tem que ser um lap top?"
A resposta é YES, se você quer se preparar bem, tem que ser um lap top. Afinal de contas, o melhor jeito de se preparar para a pressão do teste é indo em lugares barulhentos e tentando estudar. Isso, porque a prova é aplicada em laboratórios de informática, e muitas vezes os candidatos fazem partes diferentes do teste. Ou seja, enquanto você estiver lendo, alguém estará falando. Assim, use um lap top para estudar, e escolha estudar em locais onde há pessoas passando e conversando, principalmente se essas pessoas forem desconhecidos.
2. Fonões de ouvido com microfone que fazem você se sentir ridículo
No dia do teste você não poderá levar seu próprio fone de ouvido. O local de aplicação fornecerá todo o equipamento necessário a você. Tecnicamente, esses fones de ouvido deverão ter um dispositivo de abafamento de som e microfones. Em tese, eles devem ter uma qualidade tão boa que o fato de haver outros candidatos falando não seja um problema. Na prática, esses fones não são os mais caros do mercado; nada de Beats by Dr Dre ou Bose. Afinal, são fones de um laboratório de computador de alguma escola ou universidade, o que quer dizer que eles têm qualidade razoável, mas não excelente. Com isso, não use o melhor fone de ouvido de DJ para estudar. Compre um fone baratinho, desses ruinzinhos mesmo. É melhor você se preparar com algo de pior qualidade do que com algo infinitamente melhor e aí chegar na prova e não estar pronto para lidar com barulho.
Mas você talvez pense: "ah, mas tem que ser um fonão desses de atendente de telemarketing?"
Sim. Os fones de ouvido nunca são do modelo que você coloca no ouvido. Estudar com equipamentos semelhantes ao que você terá no dia do exame ajuda você a se familiarizar com a situação de prova em si. Assim, eu recomendo que você compre o bendito fonão e vá com ele para a padaria da esquina, a lanchonete ou o almoço de familia estudar. Isso vai te ajudar a se sentir menor ridículo por estar usando fones enormes e conversando com o computador na frente de outras pessoas no dia do teste.
3. Um teclado no estilo americano
Não é que você precise comprar um teclado, mas por padronização, os computadores usados durante o TOEFL seguem o layout americano. Em alguns centros no Brasil, por exemplo, porque nossos teclados são um pouco diferentes com a cedilha, acentos e etc, há situações em que, para não ter que importar um teclado, os computadores são programados para o estilo americano, com adesivinhos mostrando as teclas que mudam de lugar. Assim, programe seu computador para o estilo americano. Se você não fizer isso, não é que você não conseguirá fazer o teste; mas pode acontecer de você ser um pouco menos ágil na hora de digitar. E em termos de TOEFL, a gente sabe, cada segundo pode fazer toda a diferença.
Bons estudos,
Teacher
Confira mais posts sobre o TOEFL
Os três erros mais comuns de quem não obteve a pontuação desejada no TOEFL: