Três passos simples para treinar o alfabeto em inglês
Uma maneira legal para quem está aprendendo o alfabeto memorizar a pronúncia das letras em inglês é usar uma tabelinha de sons em aula. O motivo que ela funciona bem é que ela permite que o aluno crie padrões e trabalhe a questão de maneira visual, além de poder tentar se auto-corrigir antes de o professor oferecer a resposta certa. Caso o aluno confunda um som, ele pode pesquisar na lista de letras da mesma família e construir associações mentais.
Segue a dica de como usá-la:
Passo 1. Aprender os sons das letras do alfabeto. O professor pode, por exemplo, fazer um dictation e deixá-los escrever as palavras como acharem correto, e em seguida mostrar os sons. Eu gosto de usar highlights e cores diferentes para chamar a atenção. O mais importante aqui é certificar-se de que os alunos estejam pronunciando os sons corretamente:
Passo 2. Completar a tabela em branco enquanto escuta o áudio do alfabeto. Toque o áudio inteiro pelo menos uma vez:
O resultado tem que ser mais ou menos assim:
Este é um ótimo momento para aprender mais sobre as letras T, P e K, que são aspiradas, e sobre variações na pronúncia do Z. Eu também gosto de explicar aos meus alunos sobre as letras difíceis como M vs N, A vs E vs I, D vs G, K vs Q.
Passo 3. Depois de corrigir erros, o próximo passo é tentar soletrar palavras FAMILIARES que tenham os sons. Você pode treinar como pronunciar palavras como email, sobrenome, endereço, informações num cartão de embarque…
Três passos para treinar o alfabeto em inglês:
Precisando de ideias sobre o que fazer na última aula?
Confira aqui: