Como uma apresentação de drag queens me ajudou a criar atividades eficientes de pronúncia do inglês

(For English, click here)

Tudo começou com um reality show chamado Ru Paul's Drag Race e uma apresentação artística de lip-syncing de drag queens. Fiquei impressionada com como o movimento facial cria a ilusão de que elas, de fato, estão cantando e pensei: 

"Nossa, isso pode ajudar alunos a melhorar o inglês!"

Descubra como:

Uma das coisas que faz o inglês ser uma língua difícil de pronunciar é a diferença com relação aos sons do português. Não é novidade que pessoas que estejam aprendendo tendam a decodificar e reproduzir os sons do inglês aproximando-os e, em vários casos, substituindo-os pelos do em português. Isso, obviamente,  interfere na escuta e na fala. Mas como podemos trabalhar o problema?

Nós professores, muitas vezes damos murro em ponta de faca focando nas sessões de listen-and-repeat, sem de fato mostrar ao aluno que movimento ele deve fazer com os lábios e a língua na hora de pronunciar cada som, sem sensibilizar o aluno para o fato de que falar corretamente exige um exercício (físico!).

Fiz uma pesquisa sobre lip-syncing na internet e encontrei este modelo que pode ser parte de um ótimo exercício de pronúncia, que eu decidi carinhosamente apelidar de espelho, espelho meu: a tarefa consiste em tentar produzir os sons na frente de um espelho, igual à madrasta da branca de neve falando sozinha:

38600638_1076691369149282_8910293462419505152_n.jpg

DICA: para quem fala português brasileiro os sons de /l/ e /m/ são bastante desafiadores; quase tanto quando o /th/. Vale muito a pena focar neles. 

#inglesonline #professordeingles #dicadeingles

Quer mais dicas de como criar aulas legais?