Cinco recursos que vão fazer você A-M-A-R aulas de inglês online

(For English, click here)

Com certeza você já associou a proposta de aulas particulares de inglês online com comodidade e flexibilidade. Afinal, você pode estudar onde estiver e sem se preocupar com o deslocamento, certo? O que muita gente ainda não sabe é que existem recursos fantásticos nesse tipo de curso, que muitas vezes não são possíveis f2f (presencialmente). 

Seguem cinco recursos que farão você amar aulas online:

1. Compartilhamento de tela

Numa aula presencial de conversação, especialmente individual, é muito difícil o professor tomar notas de todos os erros cometidos. Com isso, muitas vezes, a gente acaba deixando algumas coisas passarem, ou fazendo correções on the spot (interrompendo o aluno), explicando o significado de termos... Isso muitas vezes prejudica a fluência da conversa (e do aluno também!). O compartilhamento de tela em aulas online permite que o professor compartilhe o que quiser (inclusive, nada além do vídeo), e anote os erros do aluno sem que ele veja, enquanto simultaneamente interage na conversa. Na aula online é possível compartilhar somente o video, ou ainda programas específicos, ou até mesmo toda a tela do computador, de forma que o feedback dos erros e vocabulário novo não precisa ser dado imediatamente. Eu mesma gosto de fazer anotações dos erros a trabalhá-los após a conversa, me limitando a corrigir imediatamente somente os erros que impedem a comunicação/entendimento. Isso proporciona ao aluno uma experiência bem mais autêntica de conversação, com um feedback detalhado ao final. 

Veja um exemplo do meu aluno Felipe no dia em que o carro dele deu PT e ele aprendeu várias palavras novas:

Conversamos sobre o ocorrido, ele explicou com as palavras que sabia e enquanto ele ia falando eu tomava nota e pesquisava fotos. Ao final de alguns minutos tinha todo o feedback necessário.

2. O quadro mágico

Quadro branco é coisa dos anos 90!

Eboard, tela interativa, lousa interativa, interactive board... ou simplesmente quadro mágico. Basicamente, ele é uma combinação entre o quadro branco normal de aulas e o powerpoint, o que quer dizer que você pode adicionar figuras, escrever à mão e salvar as anotações, adicionar páginas, uma logomarca, videos, e tudo mais que seja interessante para fazer a experiência de aula ser única e visualmente interessante.

Veja um exemplo tirado de uma aula de Travel English aqui:

Nesta aula revisamos as refeições (breakfast, lunch, snack e dinner) num contexto de viagens de avião. 

3. Uma página exclusiva na Google classroom para cada aluno/curso

Email não foi feito para aulas.

Ao invés de uma pasta de xerox ou livros de papel, estudando online você pode ter um ambiente virtual exclusivo. Com um toque de capricho essa página passa a ter a cara do aluno, que pode consultar todas as atividades de aulas anteriores, fazer os exercícios e até mesmo contatar a professora depois das aulas.

Veja alguns exemplos:

Não entendo como existem professores que encaminham emails com o material ou fazem xerox... É muito melhor para o aluno saber que tem um espaço exclusivo, onde todo o material pode ser acessado com facilidade, organização, e design agradável, sem se misturar com mensagens pessoais ou de trabalho. 

4. Google Docs

Papel, Word e PDF não são interativos

Através da ferramenta google documents você pode ter um caderno de anotações da sua aula online. Aluno e professor podem editar os documentos ao mesmo tempo, adicionar figuras e comentários que a outra parte visualiza mesmo fora da aula.

Esqueça os pdfs, documentos do word, xerox, livros de papel; googledocs é muito melhor e permite uma interação incrível entre professor e aluno. Afinal, nenhuma ferramenta tradicional permite que você coedite um documento com alguém que não esteja no mesmo lugar que você. 

6. Recorded sessions

Acompanhe seu progresso em videos

E claro, o exato motivo que permite que a gente possa rever todo o conteúdo de outras aulas: a gravação esporádica de conteúdos. Um recurso excelente proporcionado pelas aulas online é a possibilidade de gravação em tempo real, seja de aulas inteiras ou de trechos importantes. É através de ferramentas assim que tanto o professor quanto o aluno podem acompanhar o progresso proporcionado pelo curso de maneira 100% realista. Isso pode ser uma ótima maneira de treinar a conversação, revisar erros passados e, claro, para quem é professor, criar aulas exclusivas e personalizadas com base nas necessidades do aluno. E melhor ainda: para o professor, recorded sessions quer dizer que existe a possibilidade gravar a aula e oferecer a e-class sempre que um aluno tem um imprevisto de última hora e não é possível repor. É possível gravar todo o conteúdo e compartilhar com o aluno depois. Eu particularmente faço assim com aulas inteiras quando o aluno não consegue avisar com antecedência que precisará faltar, ou com partes da aula quando o aluno se atrasa. 

Que tal conversamos mais sobre aulas de inglês online?

 

 

Confira mais posts: