As vantagens de estudar online para O ALUNO parte 2 de 4

Este post é o segundo de quatro posts que têm por objetivo mostrar as vantagens das aulas online para O ALUNO.  Já falamos sobre flexibilidade de local. Aqui falaremos horários:

Quem tem uma rotina de trabalho geralmente fica limitado em termos de horário. Se a pessoa tem filhos, a limitação é maior ainda. Isso porque, além dos horários de expediente em si, ainda existe o tempo de deslocamento necessário para chegar aonde se necessita/deseja ir.

Quando eu trabalhava com aulas online meu primeiro horário era 7:30 da manhã as aulas das 18:00 e 19:00 SEMPRE começavam atrasadas. Nessa época, a maioria das aulas se concentrava nos horários de 07:30 a 9:30, 12:00 a 13:00 e depois das 18:00.

Com as aulas online eu tenho um número crescente de alunos que procuram horários alternativos como as 6:30 da manhã e as 20:30. De fato esses seriam os mesmos horários que eles precisariam ter disponíveis caso quisessem fazer um curso regular, tendo em vista o deslocamento. Seguem alguns exemplos de vantagens de horário:

1. É possível programar aulas para as 18:00 sem se preocupar com o trânsito. Inclusive, permanecer na empresa após os expediente e ter aulas nos horários em que o trânsito está ruim pode ser uma ótima ideia para evitar os engarrafamentos .

2. Um dos meus alunos, o Felipe, optou por ter aulas às aulas às 6:30 da manhã tomando um cafézinho de pijama, horário que ele precisaria estar se preparando para sair de casa se quisesse ter aulas presenciais às 7:30

3. O Cláudio se atrasou para uma aula por conta do trânsito começamos a aula com ele no celular

4. A Ana tem aulas às 20:30. Esse seria um horário bastante complicado para aulas presenciais, pois ela chegaria em casa somente depois das 22:00. Estudando online ela tem tempo de relaxar, fazer um lanche e em seguida se conectar num horário que não seria ideal.

Outra questão com a flexibilidade de horários são as eclasses. Com elas, o aluno pode, caso não esteja disponível em horário nenhum, ainda assim ter uma experiência de estudos através de gravações. No caso dos meus alunos, eu costumo criar videoaulas de vocabulário, listening e reading quando eles desmarcam uma aula em cima da hora ou quando não têm horário para repor. Essa é uma estratégia simples, que transfere tarefas menos interativas para fora da sala de aulas e nos permite ter aulas mais focadas em conversação. A isso, dei o nome de blended learning.

Assim, a flexibilidade de horário é muito maior em aulas online que presenciais!