Uma Mensagem Para Todos Os Teachers
Hoje eu recebi um feedback maravilhoso de um aluno que, nas palavras dele, “nunca aprendeu tanto inglês numa aula antes”. Amei o elogio, claro, mas aí ele decidiu me contar sobre tudo o que ele achava que os outros teachers dele tinham feito de errado.
Ele descreveu como um fazia ele decorar frases aleatórias, como o outro trazia artigos de jornal e centrava a aula neles. Como um fazia milhões de repetecos, ou traduzia do português, ou usava livros chatos da escola… Ele me perguntou o que eu achava disso, e eu, claro, dei minha sincera opinião.
Eis o que eu disse:
"Eu acho que você teve professores excelentes antes de mim, e que eles preparam você muito bem para que pudéssemos ter o estilo de aulas que temos hoje. Eu também me considero privilegiada de ser professora particular e poder usar um pouco de cada uma das técnicas que você descreveu, e também outras tantas, e de permitir que você aprenda no seu ritmo. Muitas vezes, numa escola, isso não é permitido ao professor. Desde quando você começou você me passou a impressão de ter uma fundação sólida no seu conhecimento, e isso normalmente a gente adquire com a ajuda de profissionais competentes. É por causa de todo o trabalho que eles fizeram com você que agora é fácil para mim esclarecer e ensinar coisas novas a você. Sem eles talvez não seria assim tão simples. Ter um monte de perspectivas diferentes definitivamente faz diferença no aprendizado, e eu acredito que os teachers que você teve antes de mim fizera tanta diferença no nível que você está agora e onde você está chegando quanto eu.”
Ele ficou pensativa por alguns segundos; foi como se ele tivesse percebido que ele não precisa achar o culpado de ele não ter chegando no nível que ele deseja ainda. Porque a verdade é que estudar nunca é em vão e ele levou um pouquinho do que cada professor ensinou, e agora eu também.
Então aqui vai meu big thank you para todos os teachers out there que colocam o coração nos lesson plans, que ajudam outros professores, que preparam alunos para ser independentes, que genuinamente querem vê-os progredir. Nós não estamos competindo; estamos completando uns aos outros. Não é uma questão de ser o melhor, e sim de empatia, paciência e de contribuir para a melhoria dos outros e da gente mesmo. Eu reconheço o trabalho de outros profissionais em cada aluno que já teve um profs antes de mim.
Thank you so much!