The Teacherr (Lachesis Braick)

View Original

O que fazer ao invés de reagendar aulas

Read in English

Uma das minhas maiores conquistas este ano foi encontrar uma maneira de tornar uma aula perdida numa oportunidade útil de ensino que não exige uma hora (além do que o aluno contratou) do meu tempo no futuro.

A ideia é assim:

Eu comecei a criar tarefas com videos do facebook. Se um aluno perde uma aula, eu uso o tempo que eu estaria com ele para criar uma eclass, que é tarefa especial de vocabulary/listening para ele fazer sozinho. Na aula seguinte nós discutimos o assunto e os termos novos.

Saiba mais sobre como criar eclasses

Já encontrei um bocado de páginas com videos motivacionais/engraçados/de business, com diálogos e apresentações curtinhas e temas muito interessantes e atuais. Isso tem funcionado super bem porque a linguagem utilizada é corriqueira e a mesma encontrada em filmes e séries, porém em bite sizes. Eles podem ser assistidos mais de uma vez pelo aluno, e a quantidade de conteúdos novos não é tão grande como numa série de tv ou filme ou numa ted talk de 10 minutos.

Seguem alguns dos meus favoritos:

Jay Shetty

Goalcast

I Am Happy.

MinuteVideo

Smile with Markian

Laugh Therapy

Procuro selecionar videos que tenham legends e pessoas de países diferentes falando. Fazer assim eu consegui expor meus alunos a diversos sotaques, tanto nativos quanto não-nativos, o que eu acredito, vem preparando eles para interagir com pessoas do mundo todo em inglês. Eu acho que isso vai muito além da proposta dos livros, que muitas vezes foca em Standard American English e Received Pronunciation. Eu venho recebendo um feedback super positivo de alunos que precisam do inglês no trabalho e falam com pessoas de várias nacionalidades, alunos que viajaram e que gostam de assistir TV.

O que eu mais gosto dessa ideia é passamos do meio do ano e eu tenho ZERO aulas para remarcar, e também fico com o sentimento de que ofereci aos meus alunos uma oportunidade de aprender fora da sala de aulas e com pessoas que têm um word choice, sotaque, opiniões, pitch… tudo diferente de mim. Eu acredito que o inglês seja uma língua global e essa proposta seja positiva tanto para nós, teachers, com relação ao nosso tempo livre, quanto para o aluno.

E claro: o mais importante de tudo é explicar para o seu aluno como esse tipo de tarefa é útil e benéfica. Eu expliquei para os meus que estamos usando a oportunidade para reduzir a quantidade de tarefas menos interativas em aula para maximizarmos a conversação. Falei um pouco sobre o processo de aprendizado, sobre como certas habilidades podem ser trabalhadas independentemente e como de forma alguma essa seria uma aula perdida. Além disso, eu também crio um clima de curiosidade e falo sobre o tema do vídeo como algo muito legal. Por exemplo:

“Fiz uma class sobre a mãe rica e a mãe pobre; você acha que parece mais com a rica? Assiste lá e me conta na próxima aula.”

“Sua eclass dessa semana tem dois empresários lindos italianos. Confere lá.”

=)

Em breve faço um novo post sobre o tema!

Lachesis


See this gallery in the original post