Inglês instrumental: duas dicas para otimizar o tempo na prova de proficiência da UFMG
For English click here
Uma das maiores dificuldades que os candidatos têm com o exame de proficiência da UFMG é saber por onde começar. Siga as duas dicas seguintes, que ajudaram a minha aluna Jéssica a entrar no doutorado com uma nota excelente.
1. Leia as perguntas primeiro
Quando estudamos para uma prova na faculdade, tentamos absorver o máximo possível da bibliografia proposta na ementa da matéria. Isso acontece porque, afinal de contas, não temos ainda as perguntas. Logo, precisamos estar a par de tudo, além, é claro, de estarmos preparados para extrapolar a decoreba e produzirmos conhecimento. Assim, é natural chegar na prova de proficiência em inglês e querer entender o texto muito bem antes de responder as questões, certo? Interpretar tudo direitinho, parafrasear... certo?
N-Ã-O!
A prova de proficiência é uma prova de análise, e diferentemente das provas que fazemos durante graduação/mestrado/doutorado, que visam a testar nossa capacidade interpretativ-associativa. No teste, você não receberá um texto para interpretar, mas sim para analisar e verter para a outra língua. Com isso, você não precisará resumir todo o conteúdo, nem recontar nada com suas palavras, nem acrescentar nada. Então, comece sempre lendo as perguntas. Isso vai ajudar a poupar tempo e saber o que procurar.
2. Encontre KEY TERMS antes de ler o texto
Key terms são aqueles que você precisa achar no texto. Em geral, são os verbos e substantivos da pergunta. Caso você não saiba como dizer essas palavras em inglês, traduza-as. Afinal, são elas, ou suas equivalentes, que você vai procurar no texto. Circule essas palavras e escreva essa a tradução desses termos acima da pergunta.
Pronto! Você já está preparado para dar início à leitura do texto.
Confira um snippet de uma das nossas aulas. A prova com que trabalhamos se encontra disponível gratuitamente no site da Faculdade de Letras:
http://www.cenex.letras.ufmg.br/arquivos/ING3-Cenex_site.pdf