Será que eu estou colocando informações pessoais que não deveria no meu currículo em inglês?
Já repararam que no LinkedIn não existe espaço para certas informações pessoais? Então, eis uma diferença cultural. No Brasil (e provavelmente em outros países também), muito além de informações de contato necessárias para nossos futuros empregadores nos acharem, colocamos muitas vezes detalhes da nova vida pessoal, tais como:
- Estado Civil
- Identidade de gênero (masculino, feminino, transgêneros...);
- Idade;
- Nacionalidade;
- Religião;
- Se tem filhos ou não;
- O que mais achamos que devemos dizer.
Veja aqui um exemplo da internet. Algumas das informações são obviamente exageradas (como likes and dislikes e o peso do candidato). Entretanto, todos nós em algum momento já acrescentamos dados de nossa vida pessoal, não é mesmo?
Bem, não faça isso em inglês. Embora seja um fato que, em muitas situações, é possível saber, por exemplo, sua nacionalidade / gênero com base no seu nome e sobrenome, e que sua idade possa ser óbvia quando o entrevistador te ver, ou ainda que a sua aliança pode mostrar que você é casada ou casado, ou até mesmo que a sua identidade de gênero pode ser fácil de perceber pela aparência, a ideia por trás de não adicionar este tipo de informação ao seu currículo é dar aos candidatos o máximo de igualdade de chance de ser selecionado para uma entrevista.
A ideia é: a fim de evitar (ou pelo menos, reduzir) discriminação, esse tipo de informação fica fora de currículos em inglês. Entretanto, uma coisa tem de ficar bem clara: Eu não estou dizendo que você precisa para ocultar sua identidade de gênero, ou o que é um problema para deixar um futuro empregador saber que é uma mulher casada, ou que se alguém te perguntar sobre sua religião você deve mentir. Aliás, eu recomendo a dizer a verdade. Pelo menos, isso é o que eu faria.
A questão chave aqui é: se alguém quer te perguntar coisas pessoais, que não têm nada a ver com suas habilidades / experiência, então que pergunte cara-a-cara, em um contexto onde você tenha a oportunidade de mostrar sua competência, o que pode não vencer os preconceitos, mas pelo menos dá a oportunidade de questioná-los. Assim, na parte de informação pessoal acrescente apenas dados de contato, como email, telefone e endereço.
Boa sorte!